Valorizar o que sobra dos cogumelos

Dietas de animais ou indústria cosmética - as novas formas de reciclar e valorizar os resíduos de cogumelos

Utilizar os resíduos da produção de cogumelos em dietas de animais ou na indústria cosmética são novas formas de reciclagem e de valorização destes resíduos, para além do tradicional aproveitamento do substrato usado como fertilizante agrícola. Estas soluções inovadoras foram desenvolvidas por uma equipa do Centro de Investigação e Tecnologias Agroambientais e Biológicas (CITAB) da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).

O elevado volume de resíduos é considerado um dos maiores problemas da fileira da produção dos cogumelos. Por cada quilograma de cogumelos produz-se, em média, dois quilogramas de resíduos que necessitam de tratamento para poderem ser, posteriormente, valorizados.

No âmbito do projeto Fungi4Health, percebeu-se que o incremento pode ser feito através da sua aplicação em dietas de animais ou na indústria cosmética, graças ao valor nutricional e ao potencial cosmecêutico (cosmético com valor terapêutico) destes resíduos. (...)

Ler mais em:

Porto Canal