José Luís Louzada na Revista Científica Science
Entender o passado para prever o futuro

Foi publicado na última edição da prestigiada revista científica Science um artigo intitulado “Pantropical tree rings show small effects of drought on stem growth”, no qual é coautor o Investigador do CITAB José Luís Louzada.
Este trabalho reuniu a contribuição dos principais investigadores a nível mundial na área da dendrocronologia/dendroclimatologia, tendo utilizado para o efeito a maior base de dados já reunida sobre anéis de crescimento de árvores tropicais: mais de 20.000 séries de anéis de crescimento provenientes de cerca de 500 localidades em 36 países, distribuídos pelos trópicos: desde florestas amazónicas húmidas e quentes até florestas secas no sul da África e florestas montanhosas mais frias na Ásia.
O estudo revelou que, em média, o crescimento das árvores foi 2,5% menor durante anos de seca, em comparação com anos de precipitação normal ou acima da média. Essa redução no crescimento desapareceu quase totalmente no ano seguinte à seca. Como resultado, a taxa de sequestro de CO₂ na madeira de espécies tropicais manteve-se relativamente estável. No entanto, os investigadores alertam que os efeitos das secas são significativamente mais intensos em escala local e que tendem a se agravar com o avanço das mudanças climáticas, o que irá provavelmente diminuir a resiliência das árvores à seca.
O artigo está disponível para consulta.
Start date: Monday, 30th November -0001
End date: Monday, 30th November -0001