National
Requalificação da Ribeira da Vilariça: Melhoria do Habitat Piscícola
Requalificação da Ribeira da Vilariça: Melhoria do Habitat Piscícola
Resumo
O impacte da construção e exploração de grandes estruturas hidroelétricas nas comunidades piscícolas, consubstanciado pela fragmentação e perda de habitats que a descontinuidade daquelas estruturas impõe nos cursos de água, impede, normalmente, que as espécies realizem os ciclos de reprodução e disponham de locais de desova adequados.
No caso da barragem do Baixo Sabor (zona de Rede Natura 2000), recorreu-se a medidas de compensação para oferecer uma alternativa viável aos habitats perdidos, nomeadamente com a criação de zonas de desova de substituição. Para tal utilizou-se a ribeira da Vilariça, afluente da margem direita do rio Sabor, situada a jusante do empreendimento hidroelétrico.
O nível de degradação da ribeira da Vilariça determinou o desenvolvimento de um projeto de reabilitação e melhoria do habitat piscícola, orientado para a integridade ecológica daquele ecossistema. Após avaliação pericial, considerou-se prioritária a intervenção em três níveis: consolidação de taludes, eliminação de exóticas e medidas de incremento de habitat piscícola, nomeadamente: o aumento da heterogeneidade do substrato (blocos); construção de pequenos açudes galgáveis com o objetivo de albergar populações piscícolas autóctones com estruturas etárias equilibradas; construção de refúgios para a fauna piscícola; limpeza dos leitos de desova percolados (zonas de cascalheira e seixos rolados); construção/ implantação de estrutura de chamada/atração dos peixes situada na confluência da Ribeira da Vilariça com o Rio Sabor.
Project Details
Status
Concluded
Start date
general.months. 2012