National

Estudo da população de Margaritifera margaritifera (L.) na proximidade do Aproveitamento Hidroelétrico das Trutas (Rio Tuela)

UTAD/CITAB Coordinator: Simone da Graça Pinto Varandas

estudo de avaliação das populações de bivalves de água doce, mais precisamente da espécie Margaritifera margaritifera (mexilhão-de-rio) na proximidade do Aproveitamento Hidroelétrico das Trutas, situado no rio Tuela.

No ano de 2003, foi realizado o Estudo de Impacte Ambiental nas Comunidades de Bivalves de Água Doce (Reis 2003) relativo ao Aproveitamento Hidroelétrico das Trutas no rio Tuela. Fizeram parte deste estudo: 1) caraterização da situação de referência; 2) previsão e caraterização de impactes; 3) medidas de minimização; e 4) monitorização proposta para a população de M. margaritifera.

O presente trabalho pretende atualizar, decorridos que foram 7 anos, a informação disponível relativamente à população de M. margaritifera na área próxima, i.e. sujeita à influência direta da construção da mini-hídrica, e ainda na envolvente, de modo a poder inferir acerca dos impactes entretanto ocorridos sobre a população estabelecida, nomeadamente na área regularizada (albufeira da mini-hídrica).

Project Details

Status

Concluded

Start date

Setembro 2012

Duration

4 months