National

Paeloris: Caracterização e proteção das espécies nativas de bivalves nas lagoas costeiras da Barrinha de Mira, Lagoa de Mira, Lagoa da Vela e Lagoa das Braças

O projeto PAELORIS tem como objetivo a caracterização e a quantificação de espécies nativas de bivalves de água doce, designados também por mexilhões de água-doce, através da abordagem morfológica tradicional, no sentido de colmatar uma lacuna no que concerne a estas espécies em sistemas lênticos, uma vez que em sistemas lóticos têm vindo já a ser feitos alguns estudos que têm contribuído para o seu maior conhecimento. Em termos globais pretende-se contribuir para um maior conhecimento do Património Ambiental presente nas 4 lagoas costeiras (Barrinha de Mira, Lagoa de Mira, Lagoa da Vela, e Lagoa das Braças) com intuito de as proteger para garante da sobrevivência das espécies alvo.

Mais concretamente os objetivos específicos são:

1) Identificar e quantificar (determinação da densidade, estrutura populacional e taxa de recrutamento) as populações de espécies nativas para a avaliação da biodiversidade ao nível da comunidade e do ecossistema. Avaliar qual o estatuto de conservação de cada uma das espécies encontradas.

2) Identificar e quantificar (determinação da densidade populacional) as populações de espécies exóticas, essencial para a definição de estratégias eficazes de gestão no controle e prevenção para espécies invasoras.

3) Caracterizar a comunidade piscícola (identificação das espécies, determinação da densidade e estrutura populacional) presente nas lagoas uma vez que está intimamente associada aos bivalves da Ordem Unionoida. São os únicos bivalves conhecidos que apresentam uma fase larval ectoparasitária obrigatória, temporária, envolvendo um vertebrado (quase sempre um peixe).

4) Avaliar o estado ecológico das lagoas com base nos critérios definidos pela DQA: elementos biológicos, hidromorfológicos e físico-químicos de suporte.

5) Identificar as principais pressões a que estão sujeitos os diferentes ecossistemas e os efeitos sobre as comunidades alvo deste estudo.

6) Propor medidas de mitigação/minimização caso se verifiquem necessárias.

7) Apresentar medidas para sensibilização ambiental e preservação do património natural para garante da sobrevivência das espécies alvo.

Project Details

Status

Concluded

Start date

Março 2013

Duration

12 months

Funding

Oceanário de Lisboa e o National Geographic Channel

Responsible institution

UTAD