National

Mirtilo com inovação - Desenvolvimento de novos produtos funcionais a partir do mirtilo e seus subprodutos

Coordinator: Valdemar Carnide
UTAD/CITAB Coordinator: Ana Paula Calvão Moreira da Silva

Para a realização de um programa de melhoramento de plantas é indispensável haver variabilidade e caracterizar o material existente. A prospecção e colheita de germoplasma de forma a ter a maior variabilidade possível é a primeira etapa de um programa de melhoramento de plantas. A caracterização morfológica do material em estudo é fundamental para que se conheçam as suas características e assim se possa seleccionar o mais interesante para a futura obtenção de variedades. Por outro lado, quando da inscrição de uma variedade no Catálogo Nacional de Variedades é exigida a descrição dessa variedade a fim de avaliar se ela é diferente, homogénea e estável. Porém , muitas vezes a descrição apenas por parámetros morfológicos não é suficiente para diferenciar e avaliar o potencial do material em estudo. Nestes casos os marcadores moleculares são uma ferramenta fundamental que, para além da caracterização do material, permite estudos de variabilidade genética e de protecção varietal.

No início de um novo milénio em que o equilíbrio alimentar é tido como base fulcral da Saúde Humana, a preocupação, por parte dos consumidores, por alimentos saudáveis e com efeito favorável na saúde está cada vez mais presente na selecção e consumo de alimentos.. Assim, o estudo da composição química dos frutos, a pesquisa de compostos funcionais e/ou antinutricionais é fundamental num trabalho deste tipo.

Estes três parâmetros, caracterização morfológica, molecular e de qualidade, são a base para o desenvolvimento de um programa de melhoramento e a obtenção de novas variedades.

Após a obtenção de uma variedade é fundamental que ela chegue aos agricultores e que estes tenham plantas para a instalação dos seus campos. A multiplicaçãoin vitropoderá ser uma via para a obtenção de um grande número de plantas num curto espaço de tempo

Project Details

Status

Concluded

Start date

Dezembro 2010

Funding

QREN - I&D em Co-Promoção

Responsible institution

Mirtilusa (Promoter)