National

AMONIAVE - Techniques for reducing ammonia concentrations in poultry houses

Coordinator: João Borges
UTAD/CITAB Coordinator: José Luís da Silva Pereira

O excesso e a emissão de amoníaco (NH3) provocam vários efeitos prejudiciais nas explorações avícolas. O recurso a medidas mitigadoras da volatilização do NH3 permite, além de benefícios ambientais, melhorar o ganho de peso dos animais, diminuir a concentração de microrganismos patogénicos nas camas, reduzir a morbilidade e mortalidade dos frangos, tendo consequências diretas nos benefícios de saúde e bem-estar dos animais e indiretamente no resultado económico da atividade produtiva, nomeadamente por permitir reduzir os caudais de ventilação para manter a qualidade do ar e reduzir os custos de aquecimento das instalações na estação fria.

A realização do projeto intitulado AMONIAVE - Técnicas de controlo das concentrações de amoníaco em instalações avícolas, permitirá (i) determinar e demonstrar as melhores técnicas de mitigação da emissão de NH3 a partir das explorações de avicultura (frangas poedeiras e frangos de carne); (ii) identificar os efeitos associados ao NH3 sobre a sanidade animal e perdas de produtividade ao nível das explorações; (iiI) certificar as condições de segurança alimentar e saúde pública relacionadas com o emprego das técnicas de mitigação de NH3, e; (iv) demonstrar em termos de economia do sector e ao nível das explorações, as vantagens produtivas e ambientais dessas práticas.

Neste sentido, a LUSIAVES, tendo como parceiros a Univ. Trás-os-Montes e Alto Douro e o Inst. Politécnico Viseu, pretendem ser pioneiras e inovadoras na implementação e demonstração de técnicas de mitigação para minimização de problemas ambientais associados às explorações dos seus produtores avícolas, melhorando a sua produtividade e competitividade.

O projeto está delineado em cinco tarefas integradas com a participação concertada dos diferentes parceiros do consórcio. As três primeiras tarefas são dedicadas à investigação das técnicas de mitigação de NH3, a quarta à divulgação científica e técnica dos resultados e a última tarefa dedicada à gestão técnica do projeto.

Project Details

Status

Running

Start date

Março 2016

Duration

32 months

Funding

COMPETE (POCI)

Website

http://www.poci-compete2020.pt/